sim nós temos.
O reforço escolar é uma forma de auxiliar o aluno a compreender melhor a matéria passada na escola, e assim ajudar na fixação do conteúdo em sua mente, não decorando o que está sendo ensinado, mas sim, entendendo e buscando aplicar de alguma forma, em sua vida ou em atividades diárias.
Qual a importância de fazer reforço escolar?
A importância do reforço escolar, porém, vai além dos conteúdos ensinados em sala de aula. Ele é uma oportunidade para que o aluno desenvolva autonomia nos estudos e aprenda a fazer, por exemplo, esquemas de estudos, com listas, resumos, mapas mentais, entre outras estratégias para a fixação do conteúdo.
Como saber que o aluno precisa de reforço?
A forma mais comum de saber se seu filho precisa de aulas de reforço é ter uma visão geral do seu desempenho escolar, em especial depois das provas.
Quando os alunos estão frustrados com sua evolução em sala de aula em algum ponto, é comum que percam o desejo nos estudos.
Dessa forma, é preciso que haja um diálogo franco e aberto entre pais e filhos ou pais e professores. Há muitas razões para a procura de reforço escolar além dos já falados. Vamos destacar seis critérios que podem levar os pais e professores a decidirem por iniciar as aulas de reforço:
Nota;
Problema em acompanhar o ritmo da turma;
Bloqueios em certas disciplinas;
Problemas em assimilar o conteúdo;
Confiança em relação ao seu aprendizado;
Reforço ajuda na melhora do desempenho
Acima de tudo, o reforço escolar é uma ferramenta que ajuda os alunos a captarem melhor os tópicos e melhorar sua performance escolar.
De fato, podemos afirmar que existem muitos fatores que inspiram o desempenho dos alunos, como a sua própria dedicação, os recursos usados durante as aulas, estrutura da escola, entre outros.
Mesmo que esses fatores garantam uma melhor absorção do conteúdo, ainda terão alunos que vão ter problemas em algumas disciplinas. Ou mesmo aqueles que precisam de estímulos extras em sua evolução escolar.
Aulas de reforço são eficazes e garantem um espaço para alunos sanarem dúvidas, praticar os pontos que têm problemas, ou mesmo se preparar para uma avaliação.
De acordo com propostas do Ministério da Educação (MEC), o reforço escolar é um tempo de estudo extra além do horário de aula regular. É preciso frisar, porém, que os objetivos dos alunos variam muito e a procura pelas aulas de reforço depende de suas carências.
O reforço escolar está ligado ao índice de rendimento do aluno em certa disciplina. Ou seja, as notas e o desempenho em provas formais em sala de aula.
Às vezes, mesmo que o aluno se empenhe e participe das aulas de forma efetiva, seu desempenho pode não alcançar a média mínima imposta.
É bom frisar que todos nós aprendemos de formas distintas, temos o nosso próprio ritmo e, ainda, não é porque algo funciona para os outros que vai funcionar conosco.
Problema para acompanhar o ritmo da turma
Nesse sentido, também podemos afirmar que o aluno pode não acompanhar o passo dos colegas, mas isso não quer dizer que ele não está aprendendo. A dinâmica da sala de aula pode ser um desafio dependendo de cada aluno.
Durante o período regular de aulas, é normal olhar a sala como um todo, onde os alunos comparam notas e suas evoluções, por exemplo. No entanto, essa dinâmica pode afetar alguns alunos que têm um ritmo diferente de aprendizado.
Problemas em assimilar o conteúdo
Quando falamos de reforço escolar, é comum nos depararmos com uma visão mais abrangente: a defasagem ou problema na absorção dos conteúdos. Nessas situações, os alunos estão frustrados e não conseguem assimilar o conteúdo da forma que desejam.
Confiança em relação ao seu aprendizado
Também ocorre de os alunos não se sentirem confiantes com seu aprendizado ou precisarem de uma preparação extra para as provas.
Muitas vezes, em salas de aulas com grande número de alunos, alunos deixam de tirar dúvidas por muitos motivos ou desenvolvem alguma resistência em sala de aula.
Foco e preparação para uma prova
Nesses casos, podemos ver como é vital a atuação familiar e escolar para notar as carências dos alunos. É bom ressaltar que temos que olhar as demais carências dos alunos, vendo os pontos que os rodeiam com o valor de conhecer aquele conteúdo para sua vida profissional e social.